Set 21, 2022

Congresso da Vela 2022 – Mensagem do Presidente

 

O Congresso da Vela realiza-se já no próximo dia 15 de Outubro!
Escolhi para este Congresso um formato diferente, mais virado para fora. E fi-lo porque entendo ser fundamental partilhar com a sociedade em geral, e com as instituições que connosco interagem, por serem relevantes para o futuro da vela em Portugal, o que queremos fazer, os nossos planos, a nossa estratégia, e os valores que defendemos.

O Congresso terá, da parte da manhã, um formato mais institucional. Aí falarei sobre a estratégia que temos para a Federação, e convidei para intervirem diversas personalidades e instituições com responsabilidades no enquadramento do desporto em Portugal, que nos podem ajudar a pensar melhor o nosso futuro. Haverá ainda espaço para as vossas perguntas.
A tarde visa os velejadores em geral, bem como as nossas instituições da vela.

No âmbito do Congresso vão ser constituídos alguns grupos de trabalho, que se dedicarão a debater temas que nos preocupam, como sejam a federação dos nossos velejadores, o desporto escolar como uma porta de entrada na modalidade, ou a articulação entre os programas de formação competitiva dos Clubes e os da Federação.

As conclusões destas iniciativas serão apresentadas e discutidas.
Estamos ainda a preparar três “workshops” virados para os velejadores, com temas que são seguramente de interesse para todos nós:

1) Como “ganhar” um protesto, com a participação do Ken Gamito,
2) Como otimizar um “rating”, com a participação do Pedro Pires de Lima,
3) Como ganhar uma regata, um debate com a participação do Hugo Rocha, do Vasco Serpa e do João Rodrigues, moderados pelo Luís Rocha, o nosso Diretor Técnico nacional.

No final do dia decorrerá a Gala dos Campeões, que inclui um jantar e a distribuição de prémios aos Campeões da Vela do ano desportivo que agora terminou.
Apesar do formato que adotámos ser substancialmente diferente de organizações anteriores, não faltam razões de interesse para justificar a vossa participação no Congresso, que é gratuita e espero massiva, e no jantar da Gala dos Campeões, que tem um custo de €25,00.

Por todas estas razões, e porque precisamos de “mostrar” a dimensão deste nosso desporto em Portugal, conto desde já com a presença de todos. A vela precisa!

Para inscrições, e mais informações, consultar o site do Congresso: https://congressodavela.pt

Até lá,
Mário Quina
(Presidente)